Herança cultural africana
A cultura
africana chegou ao Brasil com os povos escravizados trazidos
da África durante
o longo período em que durou o tráfico negreirotransatlântico. A diversidade cultural da África
refletiu-se na diversidade dos escravos, pertencentes a diversas etnias que falavam idiomas diferentes e trouxeram
tradições distintas. Os africanos trazidos ao Brasil incluíram bantos, nagôs e jejes, cujas crenças
religiosas deram origem às religiões afro-brasileiras, e os hauçás
e malês, de
religião islâmica e
alfabetizados emárabe. Assim
como a indígena, a cultura africana foi geralmente suprimida pelos
colonizadores. Na colônia, os escravos aprendiam o português, eram batizados com nomes portugueses e obrigados
a se converter ao catolicismo.
Os
africanos contribuíram para a cultura brasileira em uma enormidade de
aspectos: dança,música, religião, culinária e idioma. Essa influência se faz notar em
grande parte do país; em certos estados como Bahia, Maranhão, Pernambuco, Alagoas, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul a cultura afro-brasileira é particularmente destacada
em virtude da migração dos escravos.
Os bantos, nagôs e jejes no Brasil colonial
criaram o candomblé,
religião afro-brasileira baseada no culto aos orixás praticada
atualmente em todo o território. Largamente distribuída também é a umbanda,
uma religião sincrética que mistura elementos africanos com o catolicismo e o
espiritismo,
incluindo a associação de santos católicos com os orixás.
A
influência da cultura africana é também evidente na culinária regional,
especialmente na Bahia, onde foi introduzido o dendezeiro, uma
palmeira africana da qual se extrai o azeite-de-dendê. Este
azeite é utilizado em vários pratos de influência africana como o vatapá, o
caruru e oacarajé.
Na música
a cultura africana contribuiu com os ritmos que são a base de boa parte da
música popular brasileira. Gêneros musicais coloniais de influência africana,
como o lundu,
terminaram dando origem à base rítmica do maxixe, samba, choro, bossa-nova e
outros gêneros musicais atuais. Também há alguns instrumentos musicais
brasileiros, como o berimbau, o afoxé e oagogô, que são
de origem africana. O berimbau é o instrumento utilizado para criar o ritmo que
acompanha os passos da capoeira, mistura
de dança e arte marcial criada pelos escravos no Brasil colônial.
FONTE : http://migre.me/8wtHR.
Acessado via http://helen11hotmail.blogspot.com.br2012/ 04/he ranca-cultural-africana.html,
em 19/11/15.
Herança cultural indígena
A colonização do território brasileiro pelos europeus representou em
grande parte a destruição física dos indígenas através de guerras e escravidão,
tendo sobrevivido apenas uma pequena parte das nações indígenas originais. A cultura indígena
foi também parcialmente eliminada pela ação da catequese e intensa miscigenação
com outras etnias. Atualmente, apenas algumas poucas nações indígenas ainda
existem e conseguem manter parte da sua cultura original.
Apesar disso, a cultura e os conhecimentos dos indígenas sobre a terra
foram determinantes durante a colonização, influenciando a língua, a culinária,
o folclore e o uso de objetos caseiros diversos como a rede de descanso. Um dos aspectos mais notáveis da influência indígena foi a chamada
língua geral (Língua geral paulista, Nheengatu),
uma língua derivada do Tupi-Guarani com termos da língua portuguesa que serviu de lingua franca no
interior do Brasil até meados do século XVIII, principalmente nas regiões de
influência paulista e na região amazônica. O português brasileiro guarda, de fato, inúmeros
termos de origem indígena, especialmente derivados do Tupi-Guarani. De maneira
geral, nomes de origem indígena são frequentes na designação de animais e
plantas nativos jaguar, capivara, ipê, jacarandá, etc), além de serem muito frequentes na toponímia por todo o território.
A influência indígena é também forte no folclore do interior brasileiro,
povoado de seres fantásticos como o curupira, o saci-pererê, o boitatá e a iara, entre outros. Na culinária brasileira, a mandioca, a erva-mate, o açaí, a jabuticaba, inúmeros pescados e outros frutos da terra, além de pratos como
os pirões, entraram na alimentação brasileira por influência indígena. Essa
influência se faz mais forte em certas regiões do país, em que esses grupos
conseguiram se manter mais distantes da ação colonizadora, principalmente em
porções da Região Norte do Brasil.
FONTE : Wikipédia
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