Historico



BREVE HISTÓRICO DO ESPAÇO CULTURAL EXPOGEO
Joaquina Lacerda Leite
(docente do Instituto de Geociências da UFBA e sócia idealizadora do EXPOGEO).

               
1. A Criação do EXPOGEO

          Em 04 de julho de 1989, uma assembleia geral organizada realizada no Instituto de Geociências, com 144 professores, funcionários, estudantes e ex-alunos da UFBA aprovaram a criação do Espaço Cultural EXPOGEO. Destes, 69 eram do Instituto de Geociências (onde trabalhava a idealizadora do Espaço, 35 pertenciam a outras unidades da UFBA e 40 eram ex-alunos de diversas empresas geológicas e com atuação na Geografia. Logo depois foi eleita sua primeira Diretoria, sob liderança da profa. Joaquina Lacerda Leite e do estudante Miguel Majdalani Neto.
A história do EXPOGEO pode ser brevemente resumida em duas fases: a primeira compreende o período em que foi sediado na UFBA (1989-1999); a segunda começa no ano 2000.


2. PRIMEIRA FASE (1989 – 1999)


          Nesta sua primeira década, o EXPOGEO sediou-se no Instituto de Geociências da UFBA e tinha como principal objetivo contribuir com a conscientização política e o pensamento crítico da comunidade ufbana e propiciar elementos de cultura geral para a formação integral dos estudantes. A partir de 1993, passou a atuar também na área ambiental. O resumo das realizações do EXPOGEO nesta fase, apresentado no Anexo 1, revela o grau de abrangência de sua atuação.


3. SEGUNDA FASE (1999-2009)

Em 1999, o EXPOGEO mudou-se para sede própria, situada na Rua Marechal Floriano, 64, Sala 406, Canela. Fora do ambiente acadêmico, ficou difícil manter sua atuação na área de educação integral dos estudantes. Intensificou sua atuação na área ambiental, promovendo mais dois congressos nacionais de meio ambiente e dezenas de cursos de extensão e administrou (por 13 anos) um curso de inglês criado por um conjunto de professores que ensinavam nos dois melhores cursos da cidade. Contudo, a partir de 2005, restringiu sua área de atuação priorizando duas atividades: 1) combate a todos os tipos de preconceito; 2) Luta pela desconcentração da renda nacional, a fim de eliminar ou reduzir as desigualdades sociais. Estes pontos traduzem o comprometimento do EXPOGEO com a defesa dos interesses dos discriminados, oprimidos e injustiçados. Para garantir sua independência financeira, expandiu o Curso de Inglês que tinha sido criado na primeira fase. Este curso, que durou 13 anos, tinha qualidade equiparada à dos melhores cursos da Cidade, mas praticava preços muito mais baixos, a fim de atender a estudantes de baixa renda. Os mais carentes podiam permutar o curso por oito horas semanais de trabalho. Nos Anexos 2 e 3 estão mostradas as principais atividades desenvolvidas nessa segunda fase.

ANEXO 1: REALIZAÇÕES DO EXPOGEO NA PRIMEIRA FASE (1989 – 1999)

1) Instalação da Livraria DINAMONTE;

2) Celebração de Convênio de Cooperação Cultural com a Universidade de Brasília (Reitorado Antônio Ibanez) e com a UFBA (Reitorado Felippe Serpa). 

3)   Celebração de convênios de cooperação cultural com as seguintes entidades: Centro Federal de Educação Tecnológica (CEFET, atual IFBA), Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM/Governo Federal), Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (IBAMA), Departamento Nacional da Produção Mineral (DNPM), PETROBRAS,  Ministério Público da Bahia, Universidade Estadual da Bahia (UNEB), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Companhia Baiana de Pesquisa Mineral (CBPM), Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Bahia (CEPED), Superintendência de Recursos Minerais (SGM/SME), Centro de Recursos Ambientais da Bahia (CRA), Companhia Vale do Rio Doce, Bahia Sul Celulose, Empresa Baiana de Água e Saneamento (EMBASA), Empresa Gráfica da Bahia (EGBA), Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos da Bahia, Secretaria de Saneamento e Habitação da Bahia, Companhia de Desenvolvimento Regional da Bahia (CONDER), Prefeitura Municipal de Salvador, UCSAL, UNIFACS e Associação dos Professores da UFBA e CENTEC (APUB). Nesse período, contou com o apoio de algumas instituições privadas e entidades sindicais, como TIBRAS,  HIDROCON, PERCON, CETREL, SINTSEF, SINDIQUIMICA, AEPET, Sindicato dos Bancários, Associação dos Trabalhadores da COELBA.

4) Realização de vários cursos de extensão, em parceria com o IGEO/UFBA: Produção de Vídeo (professores Jocivaldo Souza de Almeida, Miguel Majdalani e Marcos Rodrigues, 09 turmas), Introdução à Linguagem do Cinema (02 turmas), Expressão Vocal (Antonia Adorno, 06 turmas), A Importância da Politização do Processo Educacional (Joaquina Lacerda, 02 turmas), Comunicação e Autoconhecimento (Jairo Everton, 02 turmas), História do Pensamento Científico (Mercedes Chaves de Carvalho, Pedro Sarno, Manuel Blanco, Ubirajara Rebouças, Aurino Ribeiro Filho, Joaquina Lacerda Leite, Charbel El Niño, Eliana Barbosa), Tópicos em História Conceitual da Ciência (Roberto de Andrade Martins, 05 turmas), Inglês Básico e Conversação (diversos docentes, 17 turmas), História do Pensamento Geológico (Joaquina Lacerda e Osmário Rezende Leite, 02 turmas), Metodologia do Trabalho Científico (Felippe Serpa), Politização do Processo Educativo (Joaquina Lacerda, 02  turmas), Problemas-Chave do Meio Ambiente (diversos professores do Rio de Janeiro, São Paulo, Brasilia e Salvador), Como Superar a Timidez e Aprender a Ficar Oportunista (Joaquina Lacerda e Mercedes Cunha Chaves de Carvalho, 01 turma).

5) Realização dos vídeos “O Sonho Não Acabou, Felippe vai ser Reitor”, “A Mídia, o Povão e as Reformas da Constituição”, “Política se faz com História” e do filme “Às Seis da Tarde”.

6) Realização de 12 feiras de minerais e rochas (em parceria com o IGEO/UFBA) e de 71 feiras de livros na UFBA (na Reitoria, Faculdades de Arquitetura, Educação, Filosofia e Direito), Biblioteca Central, IGEO, PAF e Banco do Brasil/Ondina) e em outros espaços (PETROBRAS, Hotel Othon Palace, Hotel da Bahia, ICBA, Centro de Convenções, praças da Piedade e do Campo Grande, UESB, UnB e UCSAL, UFAL, UFRN e UnB).

7) Realização de 03 concursos estaduais de poesias. Vencedores: Délio José Ferraz Pinheiro, Gerana Damulakis e Dalva R. Carvalho (1º Concurso), Joaquina Lacerda Leite, Carminda Maria F. de Paiva, Durval Souza Carvalhal e Ronaldo Ribeiro Jacobina (2º Concurso), Alejandro Reyes, Domingos Ailton R. de Carvalho, Geraldo Maia e Maria de Lourdes C.M. Hegouet (3º Concurso).

8) Realização de diversas excursões geológicas (em parceria com o IGEO/UFBA), com o intuito de disseminar a ideia de de que “viajar é preciso”: Visita à Plataforma de Petróleo da Bacia de Campos, ao Complexo Nuclear de Angra dos Reis e à Usina Hidrelétrica de Furnas I (apoio da ELETROBRAS e da PETROBRAS); Viagem às Minas da Bahia e Rio Grande do Norte para Coleta de Minerais (apoio da UFBA, UFRN e da Profa. Alba Tanner); Excursão Geológica aos Pegmatitos situados entre Vitória da Conquista e Belo Horizonte (apoio da UFMG e do Prof. Correia Neves ); Visita à Mineração de Ouro do Vale do Rio Doce (apoio da DOCEGEO); Visita à Mina de Urânio de Lagoa Real (apoio da UNEB); Excursões ao Parque de São Bartolomeu, à CETREL, ao Terminal Petrolífero Madre de Deus e à Refinaria Landulpho Alves (apoio da CETREL e PETROBRAS).

9)   Promoção de 119 conferências, mesas-redondas e oficinas, em parceria com a UFBA, UESB, UEFS, UESC, UNEB, CEFET/BA, UCSAL, CRA e IBAMA, versando sobre diferentes temas: História da Educação, Política Educacional, Filosofia, Meio Ambiente, Recursos Energéticos, Saúde, Direito, Geografia, História da Ciência, Políticas Públicas, Turismo, Economia, Mediação, Arbitragem, além de debates com candidatos a diretor, reitor e deputado estadual e deputado federal

10)    Promoção de diversos eventos artísticos: leituras dramáticas; oficinas de voz, vídeo e cinema; exposição de pinturas, minerais, gravuras e fotografias; espetáculos de teatro, dança e música;  
.
11)    Promoção de 04 seminários sobre Recursos Energéticos, em parceria com o IGEO/UFBA.

12)    Realização e gravação de Entrevistas com Felippe Serpa, Arlete Cerqueira e Martha Dantas (UFBA); Milton Santos e Maria Adelia (USP), Manoel Correia de Andrade (UFPE); Newton da Costa (USP); candidatos a reitor Luís Filgueiras, Heonir Rocha e Roberto Paulo (UFBA); Carlos Walter Marinho (PETROBRAS), Solange Cidreira (Ministério do Trabalho/França).

13)    Realização (em parceria com o IGEO/UFBA), dos projetos de pesquisa “Estudo do Grau de Contaminação das Águas Subterrâneas de Salvador por Vazamento em Postos de Gasolina” (pesquisadores Ari Medeiros e Sérgio Augusto Morais), e “O Ensino dos Recursos Energéticos nas Universidades Brasileiras” (pesquisadora Joaquina L. Leite).

14)  Publicação e distribuição dos livros: “Problemas-Chave do Meio Ambiente” (de Joaquina Lacerda Leite, 2 edições); “Glauber Rocha Revisitado” (de Aurino Ribeiro Filho, 2 edições); 

15)  Publicação e distribuição de 10 números da revista anual Cadernos do EXPOGEO, de divulgação científica nas áreas de Meio Ambiente e Ciências Humanas, sob direção editorial de Joaquina Lacerda e Anagélica L. Leite.

16)  Publicação e distribuição dos seguintes textos de educação política e ambiental: Carta ao Desiludido Eleitor Brasileiro, Sobre a Sucessão da Reitora Eliane Azevedo, Assembléia Constituinte da UFBA, Educação Ambiental na UFBA, Impactos Ambientais dos Recursos Energéticos - todos de autoria de Joaquina Lacerda.

17)  Publicação e distribuição de 80.000 exemplares dos seguintes cartões-poemas para combate aos preconceitos: Qual teria sido o destino dessa Mulher?; Quando Maria era Calada; Ancestralidade Negra; Meu Amor Escondido; Velhice Desamparada; Que pai é esse, minha mãe?; A crítica; Pod(b)res estrelas da Terra; Fidalguia; Esta Fila; Novo Pelô; Dura Lex, sed Lex; Pega o Ladrão, Pega o Ladrão; Pessoal da Limpeza; Dona; O Vigilante; e Minha Filha (autoria: Joaquina Lacerda Leite).

18)  Publicação e divulgação de 80.000 exemplares dos seguintes poemas de educação para a cidadania e a Solidariedade: Se a tive, não me lembro; A crítica; UFBA te Amo; Esta Fila; Também vou para Pasargada; Na Calada da Noite; Globalização; Exigimos é Solução; Por que tanta resignação?; Saga de um Nordestino em São Paulo; Os Porteiros dos Edifícios; Tenebrosa Noite; Desabafo; Cabeças Libertárias e Corações Generosos; Tempos Difíceis; É a Vida; Esperança; Meus Poemas; Minha Terra; Amor Virtual; Rio Sena; Meu Menino Down; Casa da Universitária; Ode às Mães; Bipolaridade; e Magma Meu Amor (Joaquina Lacerda Leite). O Analfabeto Político e Elogio da Dialética (Bertolt Brecht).

19)  Gravação de mais de uma centena de eventos, compreendendo posses de diretores e reitores da UFBA; palestras, mesas-redondas e debates promovidos preponderantemente pela UFBA, mas também pela PETROBRAS, Universidade Católica, Órgãos Públicos e Sociedades Científicas.

20)  Gravação integral dos seguintes Cursos e Seminários: Problemas-Chave do Meio Ambiente; Mitologia Grega; Geografia e Historicidade; Controle Ambiental na Mineração; Tópicos Especiais em História Conceitual da Ciência; História do Pensamento Científico; Foucault e as Ciências Humanas; A Ideia da Universalidade da Ciência e sua Crítica Filosófica; Mineração e Meio Ambiente (cursos); Modernização e Internacionalização dos Processos Produtivos: A Nova Ordem Mundial – Trabalho e Desenvolvimento Econômico; O Geólogo do Ano 2000; Planejamento Urbano; Projetos Alternativos para o Brasil; Violência: O Que Fazer?; Agenda 21 - Realidade Internacional, Brasileira e Regional (seminários).

21)  Doação a bibliotecas públicas e Organizações Não Governamentais de centenas de livros e revistas publicados pela Editora do Expogeo ou adquiridos mediante campanhas de estímulo a doação de livros usados.

22)  Instalação de um ponto de revenda de livro – a Livraria DINAMONTE - a preço de custo, com o objetivo de estimular a Leitura dos estudantes da UFBA e demais interessados. Lamentavelmente, essa livraria, inaugurada em 1990,  foi fechada em 1995, devido ao baixo volume de venda.

23)  Exibição de 45 filmes na UFBA.

24)  Alguns dos palestrantes presentes nas gravações do EXPOGEO: Antônio Carlos Oliveira, Arnaldo Jacobina, Aroldo Misi, Arx Tourinho, Aurino Ribeiro Filho, Aziz Ab’Saber, Bautista  Vidal, Carlos Alberto Caroso, Carlos Alberto Dias, Carlos Augusto Monteiro, Carlos Walter Marinho, Celso dal Ré Carneiro, Charbel El Niño, Claudete Mary Alves, Dante Gallefi, Edmilson Carvalho Almeida, Edval Passos, Eliana Barbosa, Ernst Hamburger, Hermes Inda, Felippe Serpa, Fernando Pedrão, e Frei Beto, Geraldo Ratton Mascarenhas, Hildebrando Hermann, Iran Garcia, Ilton Perin, José Heck, João Damásio de Oliveira, Josaphat Marinho, Joviniano Neto, Juca Ferreira, Leonardo Boff, Luís Nova, Lygia M. Dumond, Maria Adélia Prado, Maria de Azevedo Brandão, Maria Lúcia Karan, Marilia Muricy, Mercedes Cunha Chaves de Carvalho, Michel Paty, Milton Santos, Moacir Gadotti, Newton da Costa, Onildo João Marini, Otávio Ianni, Ovídio Valadão, Paulo Fábio, Pedro Sarno, Pedro Vasconcelos, Pierre Wiel, Roberto de Andrade Martins, Roberto Machado, Ruy Moreira, Sylvio Bandeira de Melo, Tânia Tavares, Tércio Sampaio Ferraz Júnior, Ubirajara Rebouças, Umberto Cordani. A todos eles, o EXPOGEO agradece a imensurável colaboração. 

ANEXO 2: REALIZAÇÕES DO EXPOGEO NA SEGUNDA FASE (1990 – )

1)   Promoção de vários cursos de extensão: Curso de Ética e Democracia (Professoras Mercedes Cunha C. de Carvalho e Joaquina L. Leite); As Múltiplas Inteligências (Profa. Joaquina L. Leite); Cidadania e Combate aos preconceitos" (Profa. Joaquina L. Leite). Oficina "Combatendo os Preconceitos por Meio de Poemas" (Profa. Joaquina L. Leite; Grupo de Estudos Filosóficos.

2)   Promoção de Seminário de Direito Alternativo (Coordenação de Joaquina Lacerda e Anagelica Leite).

3)   Realização da pesquisa “A Violência contra Idosos na Cidade do Salvador (Monografia de final do curso de especialização em Metodologia do Ensino Superior de Licia Regina da Silva Ferreira).

4)   Produção da Aula-Show “Rasgando Preconceitos: Memórias de uma Militante”, com texto de Joaquina Lacerda Leite e participação de Júlio Goes (diretor), Joaquina Lacerda (atriz principal), Irema Santos Silva (atriz convidada), Estevão Dantas (música e canto), Ana Paula Antar (iluminação), Vera Di Bonfim (produção), Tayná Lacerda Cordeiro (contra-regra), Trícia de Almeida (divulgação), Nelson Fontes (som), Anagelica Lacerda Leite, Irma de Lacerda, Nice Bahia, Tom Araújo,  Pastor Adelmo e Tricia de Almeida (leitura de poemas).

5)   Produção, publicação e distribuição dos livros: "Resistir é Preciso" e "Rasgando Preconceitos: Memórias de uma Militante" (de Joaquina L. Leite); “Poetas da Bahia (I) e “Poetas da Bahia (II)” (antologia com diversos autores).

6)   Produção, publicação e distribuição dos seguintes textos de educação política: “Espaço Cultural EXPOGEO: Uma Década de Contribuição ao Meio Ambiente”; “Prá Não Dizer que não falei de Flores”; “Carta ao Desiludido Eleitor Brasileiro”; “Aplicação da Justiça Arbitral na Defesa do Meio Ambiente”; “Por Uma Política Cultural Humanista” (autoria de Joaquina Lacerda Leite.

7)  Produção, impressão e distribuição de 80.000 exemplares dos seguintes poemas para combate aos preconceitos: Quando Maria era Calada; Ancestralidade Negra; Meu Amor Escondido; Velhice Desamparada; A crítica; Esta Fila; Minha Filha (autoria: Joaquina Lacerda Leite).

8)  Produção, impressão e divulgação de 80.000 exemplares dos seguintes poemas de educação para a Cidadania e a Solidariedade: UFBA Te Amo; Esta Fila; O Garçon; Também vou para Pasargada; Globalização; Os Porteiros dos Edifícios; Desabafo; Tenebrosa Noite; Globalização; Minha Terra; Meu Menino Down; Ode às Mães (autoria: Joaquina Lacerda Leite); O Analfabeto Político e Elogio da Dialética (de Bertolt Brecht); Ode a um País Produtor de Carnavais (Haroldo Nunes).

9)  Gravação de mais de cem eventos de posses de dirigentes da UFBA, palestras, mesas-redondas, debates ocorridos preponderantemente na UFBA, mas também na PETROBRAS, UCSAL, Centro de Convenções e outros.

10)  Gravação dos seguintes cursos e seminários: II Semana de São Lázaro; Direito Alternativo, Elogio do Ócio, Direito Alternativo, O Direito como Instrumento de Combate aos Preconceitos, por Jocivaldo Almeida, Joaquina Lacerda, Tayná Cordeiro .  

11) Doação, à biblioteca comunitária do Ylê Ayiê, de diversificado acervo bibliográfico do EXPOGEO (1535 livros, 55 números de revistas, 147 vídeos) nas áreas de Psicologia, História Social, História da Ciência, Antropologia, Ciências Sociais, Geociências, Direito, Comunicação, Economia, Administração, Literatura e Meio Ambiente. Entre as revistas, destacam-se Ciência e Cultura, do CNPq (75 números); Ciência Hoje, do CNPq (73 números); Conjuntura e Planejamento, da (94 números), Estudos Avançados, da USP (72 números), Estudos e Pesquisa, da SEI/SEPLANTEC (39 números); Organização e Sociedade, da UFBA (32 números); Correio da UNESCO (41 números).

12) Alguns dos palestrantes presentes nos vídeos do EXPOGEO: Mercedes Cunha Chaves de Carvalho, Milton Santos, Otávio Ianni, Maria Adélia Prado, Aziz Ab’Saber, Ruy Moreira, João Damásio de Oliveira.  

13) Realização do seminário “O Direito como Instrumento de Combate aos Preconceitos” para discussão de estratégias de combate a todas as formas de manifestação dos preconceitos (Coordenação: Joaquina Lacerda Leite e Salete Maria da Silva. Apoio administrativo de Jefferson Nicácio e Tayná Cordeiro).

14)  Realização do projeto de pesquisa “A Representação Social dos LGBT no Brasil” (2010-2012). Os resultados foram apresentados na monografia de final do Curso de Especialização em Direito Civil de Joaquina Lacerda Leite e publicados no livro “A Conjugalidade Homossexual no Brasil: Múltiplas Visões”, da mesma autora, Editora GZ (Rio de Janeiro);

15) Publicação e distribuição do livro “Outras Rimas, Outras Pessoas: Cordéis sobre os Invisíveis”, de Salete Maria da Silva.

16) Publicação e distribuição dos cordéis “Do Direito de ser Gay ou Condenando a Homofobia” (10.000 exemplares), “Lesbicause”, “Só Pelego não Apoia a Greve das Federais” e “Manifesto pelas Mães Trabalhadoras” (2.500 exemplares/título) - todos de Salete Maria da Silva.

17) Publicação e distribuição dos seguintes textos para educação política e combate aos preconceitos: Análise das Propostas de Reestruturação da Carreira Docente nas Universidades Federais Brasileiras (do ANDES e do PROIFES); “Movimento Docente na UFBA: Uma Brevíssima História” (de Joaquina Lacerda Leite), Textos sobre Preconceitos (de Salete Maria da Silva, Waldir Pires e Joaquina L. Leite)

18) Realização, gravação, edição e postagem no YOUTUBE de entrevistas com candidatos Reitor (Luiz Rogério e Nelson Pretto) e Vice-Reitor (Angelo Serpa e Eliene Domicio) da UFBA. Entrevistadores: Salete Maria da Silva, Jefferson Nicácio e Joaquina Lacerda Leite (Reitores) e Joaquina L. Leite (Vice-Reitores). Editores: Jocivaldo Almeida e Leonardo Menezes.

19)  Publicação, impressão e distribuição dos cartões-poema: A Educadora, Meu Cangaço é Diferente, Minha Filha, Em Busca de Novos Companheiros, Ode às Mães, Multicolorida, Ode à Velhice, Também Vou para Passárgada, Minha Terra, Ode à Velhice I e Ode à Velhice II, UFBA Te Amo, Meus Amigos (de Joaquina Lacerda Leite) e Greve Geral (Ametista Nunes).

20)  Celebração de novos convênios com a UFBA, CEFET (atual IFBA), Departamento Mineral da Produção Mineral, Conselho Nacional de Desenvolvimento Cientifico e Tecnológico, Agência Nacional do Petróleo, PETROBRAS, Indústrias Nucleares do Brasil, Companhia Brasileira de Pesquisa e Recursos Minerais, CONFEA, IBAMA, UNEB, UEFS, UESB, UESC, Secretaria de Meio Ambiente/MG, Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos/BA, Secretaria de Saúde/BA, Secretaria da Cultura e Turismo/BA, Superintendência de Recursos Hídricos/BA, Superintendência de Geologia e Mineração/BA, Companhia Baiana de Pesquisa Mineral, Fundação de Apoio à Pesquisa da Bahia, Empresa Gráfica da Bahia, Centro de Recursos Ambientais, Ministério Público Estadual/BA, SEPLANTEC/PMS, SEBRAE, CETREL, BRASKEM, UCSAL, CREA/BA, UNIFACS, Faculdade 2 de Julho, Faculdade Dom Pedro II, Faculdade Isaac Newton, Provedora Telefônica Oi, Caraíba Metais S.A., Academia Baiana de Ensino, Pesquisa e Extensão, Fundação de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (FAPEX), Sindicato dos professores da UFABA e CEFET (APUB), Sindicato dos Bancários, Associação Brasileira de Engenheiros Sanitaristas, HIDROCON, DOW Química e algumas microempresas.

ANEXO 3: REALIZAÇÕES DO EXPOGEO NA ÁREA AMBIENTAL (1993- 2004)

1)  Realização do I Congresso Baiano de Meio Ambiente, em 1996, sob coordenação geral de Joaquina Lacerda Leite, em parceria com a UFBA, UNEB, UESC, UESB, UEFS, UCSAL e Centro de Recursos Ambientais (CRA).

2)   Realização do I, II e III Congressos Nacionais de Meio Ambiente, em 1998, 2000 e 2004, respectivamente, sob coordenação geral de Sandra Furiam (o primeiro), Virgínia Guimarães (o segundo) e Joaquina Lacerda Leite (o terceiro), em parceria com a UFBA, CEFET (atual IFBA), IBAMA, UNEB, UESC, UESB, UEFS, UCSAL, UNIFACS, Centro de Recursos Ambientais, IBAMA e Ministério Público da Bahia.

3) Produção e Publicação dos Anais do I Congresso Baiano de Meio Ambiente e do I, II e III Congressos Nacionais de Meio Ambiente (edição de Joaquina L. Leite sob assistência de Anagélica Lacerda Leite).


4) Realização de mais de 150 mini-cursos versando sobre diferentes aspectos da dimensão ambiental, em parceria com a UFBA, as quatro universidades estaduais baianas e a UCSAL.

5)  Realização da pesquisa “A Responsabilidade Civil do Estado na Área Ambiental” (2010-2011). Os resultados foram apresentados na monografia de final do Curso de Especialização em Direito e Política Ambiental de Joaquina Lacerda Leite, na Faculdade 2 de Julho.

6) Produção, publicação e distribuição dos livros "Problemas-Chave do Meio Ambiente" com diversos autores da UFBA, UFRJ, UnB e PUC/SP e Bureau Veritas doBrasil.

OBSERVAÇÃO: no período 1998-2010, o EXPOGEO administrou o Projeto Curso de Inglês, contemplando 8.372 estudantes em 520 turmas (média de 320 alunos/semestre). Neste período, foram disponibilizadas 494 bolsas integrais para estudantes pobres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário