quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Eurodeputados italiano e polonês são suspensos pelo Parlamento por apologia ao nazismo

Eles também terão que pagar multa de 3.060 euros; de direita e eurocéticos, ambos têm vasto histórico de declarações e atitudes polêmicas


Os eurodeputados italiano Gianluca Buonanno e polonês Janusz Korwin-Mikke foram suspensos pelo Parlamento Europeu por dez dias e terão que pagar uma multa de 3.060 euros por terem feito a saudação nazi durante uma sessão plenária, como informou o site Diário de Notícias.
Deputado italiano tem 49 anos
Deputado italiano tem 49 anos
As sanções contra os eurodeputados, ambos de direita e eurocéticos, já haviam sido decididas em 14 de outubro e foram ratificadas na última terça-feira (27/10) pela Mesa do Parlamento Europeu, composta pelo presidente, Martin Schulz, e os 14 vice-presidentes.

O polonês Korwin-Mikke fez a saudação nazi no plenário de julho em protesto contra uma proposta de bilhete de transporte europeu e em setembro referiu-se aos migrantes como "lixo humano".
Já o italiano Buonanno decidiu vestir, no dia 6, uma camisola com a cara da chanceler alemã, Angela Merkel, misturada com uma foto de Hitler durante um debate sobre o escândalo da Volkswagen. No dia seguinte, no plenário, que contou com as presenças de Merkel e do presidente francês, François Hollande, o político brindou os dois líderes com a saudação nazista.
Outras ocorrências
"As mulheres não deveriam ter o direito de voto. Escolham uma reunião política ao acaso e vejam quantas mulheres estão presentes", declarou várias vezes Korwin-Mikke. Ele é famoso nas redes sociais pelas polêmicas misóginas e já defendeu diversas vezes que as mulheres são menos inteligentes que os homens.
Ele também alega que não existem provas de que Adolf Hitler tinha conhecimento do Holocausto e que a diferença entre violação e sexo consensual é muito sutil.
"É melhor ter os cemitérios cheios de criminosos do que as prisões vazias", declarou o italiano Buonanno, militante da Liga Norte, durante uma entrevista em que apareceu com uma arma para criticar as leis de defesa pessoal italianas.
Wikicommons
Korwin-Mikke tem como referência política a ex-primeira-ministra britânica Margaret Thatcher

Numa das suas últimas intervenções no Parlamento italiano, onde esteve entre 2008 e 2014, Buonanno fez um discurso contra a imigração. Para isso, pintou a cara de negro e declarou: "penso que os italianos, em vez de irem às esquadras da polícia e se declararem refugiados políticos, devem escurecer-se e começar a dizer que também precisam de ajuda".
Fonte: Opera Mundi

Nenhum comentário:

Postar um comentário