sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

UFBA REALIZA SEMINÁRIO DE GÊNERO E DIVERSIDADE 2014


Redação: Joaquina Lacerda Leite



             O Espaço Cultural EXPOGEO participou do SEMINÁRIO DE GÊNERO E DIVERSIDADE 2014 promovido pelo Bacharelado em Gênero da Faculdade de Filosofia da UFBA, entre 02 e 04 de dezembro de 2014, sob o tema PROFISSÃO, ÉTICA E POLÍTICA. O seminário foi realizado por docentes e estudantes do curso, contando também com a participação de estagiários do NEIM, relacionados a outros cursos, como Psicologia e Sociologia/Antropologia. O evento foi extremamente importante, sobretudo por evidenciar o caráter transformador do curso, sobre as mentalidades de seus estudantes. Foi particularmente prazeroso para as representantes do EXPOGEO que estiveram no evento (Joaquina Lacerda Leite e Lícia Regina da Silva Ferreira), ver que a decenal defesa do EXPOGEO de um modelo de educação que seja prioritariamente transformador, para depois ser informador e formador, foi, finalmente, concretizado na UFBA. 

            Talvez não tenha sido mera coincidência que a implantação do curso de bacharelado em Gênero da UFBA, o único do Brasil, tenha ocorrido nas gestões de Lula (Presidente da República) e de Naomar de Almeida Filho (Reitor da UFBA). O primeiro, por ter tratado a universidade pública brasileira como prioridade número 1. O segundo, pela dedicação, entusiasmo, cultura geral e, sobretudo, criatividade, inquietude e abertura para o novo. 

            O apoio dos dois foi muito importante, sem dúvida, mas o mérito maior deve ser creditado ao trabalho sério, árduo, apaixonado e competente dos docentes do NEIM (Núcleo de Estudos Interdisciplinares sobre a Mulher), sob a liderança sempre constate e incansável da profa Ana Alice Costa (Professora fundadora do NEIM, lotada no Depto. de Ciências Políticas da UFBA. Este grupo, além da graduação, criou os cursos de mestrado e doutorado em gênero e diversidade, os quais desenvolvem importantes atividades de ensino, pesquisa e extensão. Estes cursos têm atraído diversos profissionais de diferentes áreas do conhecimento, tanto da Bahia quanto de outros Estados brasileiros.

           Por reconhecer a importância dos debates realizados no seminário em pauta, merecendo, por isso mesmo, serem divulgados para um público mais amplo, o EXPOGEO providenciou a filmagem da conferência de abertura e da maioria das mesas-redondas. Estas gravações serão editadas e colocadas à disposição dos interessados no blog [expogeo.blogspot.com], dentro de 15 dias.

            O EXPOGEO filmou também um curso sobre gênero, ministrado no bojo da II Semana de São Lázaro, que será brevemente postado no mesmo blog acima. Fiquem de olho, que foi um curso muito bom ministrado por três docentes do NEIM. Fiquem de olho, acessando sempre nosso blog.

UMA NOTICIA DO EXPOGEO - UMA ONG DEDICADA À LUTA CONTRA A CONCENTRAÇÃO DA RENDA NACIONAL E AO 
COMBATE A TODOS OS TIPOS DE PRECONCEITO. JUNTE-SE ANÓS. FILIE-SE OU CONTRIBUA ENVIANDO MATERIAL 
PARA DIVULGAÇÃO EM NOSSO BLOG.



Nenhum comentário:

Postar um comentário