segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

MULTICOLORIDA

Joaquina Lacerda Leite (Salvador, 27/11/2006)


Embora minha pele seja apenas branca
Minha alma possui todas as cores.

Meu lado branco se avermelha de vergonha
Dos capítulos da História do Brasil
Que tratam da escravidão dos negros
E de sua exclusão, após a Abolição da Escravatura.

Meu lado vermelho fica roxo de raiva 
Quando vê os ricos oprimirem os pobres 
Impondo-lhes condições de vida 
Famintas, analfabetas e insalubres.

Meu lado pardo sente ódio e asco
De todos os brancos desumanos
Que insistem em afirmar uma superioridade
Que não existe, porque é apenas ideológica.

Meu lado negro sente grande compaixão 
Dos mulatos que negam sua negritude
 Por ignorarem a riqueza exuberante
De sua maravilhosa herança africana.

Meu lado azul também fica indignado
Com as práticas nazistas – sutis ou ostensivas –
Que discriminam gays, lésbicas, transexuais, 
Tentando cassar seu direito de ser e de amar.

Meu lado verde revolta-se veementemente
Contra todas as pessoas orgulhosas e perversas
Que tratam os idosos com arrogância e desrespeito
Menosprezando sua contribuição tão valiosa.

Meu lado humano é m u l t i c o l o r i d o
E não tolera nenhum tipo de preconceito. 
Adora refletir-se nos outros,
Recusando-se à prisão do próprio círculo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário