terça-feira, 5 de janeiro de 2016

JOVENS DO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR LANÇAM DOCUMENTÁRIO SOBRE O GENOCÍDIO DA JUVENTUDE NEGRA

Com Aproximadamente 15 minutos, vídeo coloca em pauta o olhar e a voz das lideranças juvenis. O curta-metragem  Não Somos + Um  que será lançado, no próximo dia 18 de dezembro, às 18h, na praça São Braz e Centro Cultural Plataforma, traz à tona o genocídio da juventude negra  sobre o olhar da segurança pública. Realizado por jovens do Subúrbio Ferroviário que fazem parte da Agência de Comunicação do Subúrbio, o curta baliza vivências e opiniões de lideranças locais e  referências no debate.  Na cerimônia ocorrerá também o lançamento do livro Juventudes Negras: Trajetórias e Lutas e, a participação de grupos culturais e juvenis.
Na oportunidade a cineasta baiana, Eliciana Nascimento, residente dos Estados Unidos vêm a terra natal para lançar o seu premiado filme The Summer of Gods, com título em Português de O Tempo dos Orixás. O seu filme teve lançamento internacional no Festival de Cannes em 2014 e desde então vem sendo exibido em várias partes do mundo e já recebeu cinco premiações em festivais de cinema nos Estados Unidos e Cabo Verde, dentre estas, três de melhor filme.
No Brasil, a exclusão social tem cor e procedência, pois são os jovens negros os que mais morrem e que ocupam as piores taxas de vulnerabilidade social.  Segundo o levantamento do Diagnóstico dos Homicídios de 2014, elaborado pelo Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública – SINESP, a Bahia registra taxa de homicídios mais alta entre os Estados brasileiros, sendo que do total dos homicídios, cerca de 79,6% é jovem, negra e moradora de periferias.
Curta - Realizado pelo projeto Juventude Negra e Participação Política, da Ong Cipó Comunicação Interativa, o documentário é o resultado final da monitoria de duas políticas públicas: Juventude Viva e Pacto Pela VidaNão Somos + Um coloca em pauta o genocídio da Juventude Negra, por outro lado, mostra que esta juventude estar viva, organizada e lutando sem esquecer das histórias interrompidas e dos sangues derramados. O documentário conta com a participação de pessoas públicas como a ouvidora do estado, Vilma Reis e, artistas consagrados, como Marcio Vitor e Fábio Santana,  ator do Bando de Teatro Olodum.
Livro – Fruto da mobilização de militantes jovens e não jovens do Movimento Negro brasileiro,  Juventudes Negras: Trajetórias e Lutas tem como objetivo promover a valorização do direito de viver da juventude negra.  Surgiu a partir do projeto Rodas de Conversas Sobre Juventudes Negras: Identidade, Desenvolvimento e Genocídio, uma ação do Observatório de Juventudes Negras promovido pela Articulação Política de Juventudes Negras e a Associação Frida Kahlo.   Para o lançamento do livro contaremos com a participação do militante, filosofo e organizador Samoury Mugabe Ferreira Barbosa.
Curta – O Tempo dos Orixás é um curta de gênero fantasia que mostra a experiência de Lili, uma menina de 7 anos que tem a habilidade de se comunicar com os ancestrais. Ao visitar a sua vó no interior, ela descobre que tem uma missão com os Orixás. A sua vó é a líder espiritual de sua comunidade e, anualmente, realiza uma festa dedicada a Yemanjá. Essa celebração está correndo o risco de ser extinguida porque a vó da Lili está prestes a falecer. Para salvar essa tradição, os Orixás introduzem Lili em uma aventura mágica que simboliza a sua iniciação na tradição. Ficção, 20min.  Além da exibição do documentário e curta, teremos apresentações de música, teatro e poesias com grupos do Subúrbio e de outras periferias de Salvador.
Serviço:
O que: JOVENS DO SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR LANÇAM DOCUMENTÁRIO SOBRE O GENOCÍDIO DA JUVENTUDE NEGRA
Onde: Centro Cultural Plataforma e Praça São Brás
Quando: 18 de Dezembro (Sexta) às 18h.
Ingressos: Gratuito

Nenhum comentário:

Postar um comentário