segunda-feira, 28 de setembro de 2015

ESTA FILA

Joaquina Lacerda Leite (27/03/2002)

Ah, esta fila,
Esta desrespeitosa fila,
Esta degradante fila,
Esta abusiva fila,
Esta perversa fila,
Que fila é esta, Presidente,
Que tanto me aniquila?

Ah, esta fila,
Esta deprimente fila,
Esta desumana fila,
Esta angustiante fila,
Esta enervante fila,
Esta apavorante fila,
Que fila é esta, Governador,
Que tanto me azucrina?

Ah, esta fila que se desfaz
Após horas e horas de espera,
Por falta de senha
Ou porque o médico fila,
Para se refazer no dia seguinte
à mesma hora da madrugada
Que fila é esta, Prefeito,
Que tanto me humilha?

Ah, esta fila, esta perversa fila,
Esta impiedosa fila,
Esta exaustiva fila,
Esta desgastante fila,
Esta aviltante fila,

Que pátria é esta, meu Deus,
Que faz pobreza rimar com fila?
Que burguesia é esta, minha mãe,
Que impõe ao pobre morrer na fila?

OBS.: poesia publicada na antologia Poetas da Bahia (I), da Editora do EXPOGEO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário