quarta-feira, 6 de agosto de 2014

MALEFICIOS DOS PRECONCEITOS

(Joaquina Lacerda Leite)

“Os preconceitos infiltram-se no tecido social, tal como a água subterrânea se infiltra nos poros das rochas. Eles estão nas ruas, nos locais de trabalho, nas escolas, nas universidades, nas festas, nas igrejas, em nossas casas, dentro de nós, causando tristeza, depressão, angustia, perda de auto-estima, sofrimento, redução da auto-confiança, conflitos inter-pessoais e guerras internacionais.
                    Eles intimidam os discriminados, facilitando a sua dominação pela classe hegemônica. Por preconceito, o continente africano foi desprezado durante séculos.   Por preconceito, o Ocidente julga-se superior ao Oriente. Por preconceito, mães repelem, agridem e se envergonham de seus filhos gays. Por preconceito, as mulheres foram (ainda são, em muitos países e em muitos lares brasileiros) inferiorizadas e violentadas.   Por preconceito, negros e mulheres já foram tratados como coisas.

                    Preconceito FERE! Preconceito DÓI! Preconceito MATA!

Todos nós discriminamos e somos discriminados, cotidianamente, e isso reduz nossa chance de ser feliz. Por esse motivo, devemos nos empenhar em combater todas as formas de preconceito que nos atingem, de forma ostensiva ou, muitas vezes, tão sutil, que a gente nem percebe, mas nosso inconsciente sofre as conseqüências, que se manifestam sob a forma de traumas psicológicos, arrogância, timidez, etc".   

 Não fique ai parado, achando que nada pode ser mudado!  Junte-se a nós!    Participe da luta do EXPOGEO em prol de uma sociedade justa, solidaria e livre de discriminações.

Para torna-se sócio do EXPOGEO, entre em contato através do email.


Nenhum comentário:

Postar um comentário